Edson Martins

Edson Martins
O Deputado do Povo

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Agricultor colhe mandioca de 23,5 kg

Essa é a quarta vez que as terras de Ovídio Schiavon produzem raízes tão gigantes


O rio-pedrense Ovídio Schiavon colheu uma raiz de mandioca gigante em seu sítio São João, no bairro Alambari de Cima, na última quarta-feira (11). A mandioca pesa 23,5 quilos e mede 1,82 metro. Fato que impressiona qualquer pessoa, porém, para o produtor de cana Ovídio já tem se tornado comum essas mandiocas em tamanhos desproporcionais.

Essa é a quarta vez que as terras de Ovídio produzem raízes gigantes. Em 2003, ele colheu uma mandioca de 1,5 metro e 15,5 quilos. Na segunda colheita, o agricultor se surpreendeu com a mandioca de 2,30 metros de comprimento e 18 quilos. Na terceira vez, em 2008, ele colheu a maior de todas, uma mandioca de 2,45 metros, com 35 quilos. “Em 2008, faltou pouco para quebrar o recorde, lembro que na ocasião até veículos de televisão vieram filmar a mandioca gigante”, diz o simpático senhor, que apesar das diversas ocorrências ainda se surpreende com a produção das raízes gigantes.


Agora na quarta vez, Ovídio disse que cultivou a raiz durante três anos para chegar a esse tamanho. “As mandiocas podem chegar a tamanhos gigantes quando as raízes não sofrem nenhum tipo de sacrifício e quando as terras são férteis”, assinalou.

Ovídio brinca que “não é somente Itu que tem coisas grandes, Rio das Pedras também tem”. O que chama a atenção na mandioca não é somente o seu tamanho, mas também o formato que ela adquiriu, parecendo um peixe pintado. “É um formato diferente, bastante engraçado, se colocar os olhos fica igual um peixe”, afirma Ovídio.

Sobre o segredo das suas terras produzirem mandiocas gigantes, o agricultor explica que não faz uso de agrotóxicos. “Acredito que deve ser a terra que é bastante boa”, disse.



Fonte: tribunatp
Imagem: Del Rodrigues

Comentários via facebook

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog

Adequação a Lei Orgânica do Município de Presidente Médici permitirá a administração contratar familiares para ocupar cargos de confiança. Na sua opinião os vereadores devem aprovar esse projeto?